Blog

Por que marcas internacionais de franquias estão fechando lojas no Brasil?

Um business plan em cima de nosso mercado é fundamental e urgente. Sem ele, não há como vencer.

Saiba mais

Quanto custa a um franqueador definir errado o perfil de seus franqueados?

Uma empresa franqueadora pode ter públicos-alvo que se complementam.Pensando em franquear seu negócio, traz sempre à mente a possibilidade de escalar, capilarizar ou expandir– verbos que remetem à ocupação de mercado, com os pares corretos que se tornarão embaixadores de sua marca em território nacional e, quem sabe,internacional.Porém, ao pensar nos futuros franqueados, um perfil claro de investidor ou operador é definido, nas primeiras rabiscadas de um planejamento do futuro franqueador. E é aí que pode começar a desandar o projeto.

Read more

O Franchising na Nova Economia

Não temos a menor dúvida de quanto é fundamental que, franqueadores, se adaptem à Nova Economia, para que possam melhorar seus resultados, não apenas para conseguirem sobreviver à era de intensas mudanças em que todos os stakeholders estão expostos, mas para que possam construir histórias novas e/ou inovadoras e deixar um legado que até 5 anos atrás, talvez, nem imaginassem que viria a ser a sua (nova) realidade.Se você ler, de novo, o parágrafo acima e se aprofundar em cada linha escrita, é bem provável que dê um frio na barriga, isso se não tiver se jogado em uma crise de pânico com todas as justificativas possíveis, esperando que eu te compreenda, dizendo “é normal”.Não é normal (!) justificar a passividade diante de situações de necessidade de mudança, à velocidade que for,devido aos fatores que forem, com as consequências (im)previstas que surgirem!Não é normal ficar esperando algo acontecer, que te dê o estalo da mudança ou da criatividade, nem acreditar que melhorar um pouco o que você e seu time, ou sua rede, fazem há anos é inovar em cima de uma tradição. O que significa “inovar na tradição”?

Read more

Os anos passam, mas as expectativas em empreender continuam similares.

Fui palestrar em um evento direcionado a pessoas que querem empreender, mas ainda buscam mais respostas às suas dúvidas e anseios. A resposta que vale milhão é aquela que indica a melhor franquia a se investir, com garantia de sucesso e, de preferência, que custe barato e retorne o investimento rápido.Provoquei uma autoanálise entre os participantes, já que as análises seguem sobre o negócio, setor, papel do franqueador, mix de produtos, mercado e muito pouco sobre o que se quer e porque quer investir e empreender. O que você quer e porque fazem toda a diferença em no que investir.

Read more

Gente dá trabalho mesmo!

É impressionante como o tema Gestão de Pessoas ou de Gente, como está sendo mais usado ultimamente chama a atenção, atrai participantes a mesas redondas ou a palestras e dá nó no cérebro para que encontrem soluções aos problemas gerados pelas próprias pessoas.É líder se queixando da equipe,subordinado reclamando do chefe, colega criticando os folgados ou os que querem aparecer, sem falar no quanto irritam os que fazem tudo rápido, com excelência e dão conta do que é deles e dos outros! Franqueador é o empresário mais feliz do mundo quando vende as 5 primeiras franquias e empreendedores sonham em comprar uma ou várias franquias e terem um/a franqueador/a orientando sobre como tocar aquele negócio que escolheram investir.

Read more

Cadê a lógica nas contratações de talentos?

Os talentos sempre foram procurados, no mercado, por executivos de RH e head hunters. São, praticamente, o sonho de consumo de empresários de todos os setores e portes de empresas.Classificados como plenos e seniores, os profissionais com boa experiência anterior e histórico de metas atingidas, além de terem cases marcantes divulgados pela imprensa, comentados entre as marcas concorrentes e invejados pelos executivos que queriam ser a referência no assunto – seja da matéria que for - são singulares, não se multiplicam através de treinamentos e, dificilmente, atuam apenas pelas técnicas comuns às áreas das empresas, metodologias ou processos.

Read more

Como promover a mudança do mindset?

Até pouco tempo atrás a resposta que valia $1 milhão, de alguma moeda, era como encontrar o franqueado com perfil ideal, capital suficiente disponível para investir na “minha” franquia?Agora estamos sendo provocados a mudar o mindset para podermos acompanhar todas as mudanças que estão ocorrendo em função da tecnologia, do comportamento e da percepção de valor dos jovens que são consumidores de muitos de nossos negócios e serviços. Teoricamente,parece que boa parte dos empresários do Franchising perceberam que precisam mudar sua forma de gerir os negócios ou até mesmo reformular seus modelos de negócios.

Read more

O Franchising como alternativa para jovens empreenderem

O Franchising é uma boa alternativa para jovens que acabaram de se formar ou estão pensando em empreender. Na década de 90 dizíamos que não, pois não eram maduros para assumir a gestão de um negócio, que seus pais não deveriam comprar uma franquia, como se estivessem comprando um emprego para eles. Assim como não se deve comprar franquia para o cônjuge, sem que ele ou ela participe da decisão, da escolha e do processo de seleção. Porém, atualmente,os jovens são mais investigativos, curiosos, estão gostando muito da ideia de empreender, de criar, gerenciar, aprender sobre negócios e seus diferenciais,métricas, resultados e impacto na vida dos clientes e consumidores.

Read more

Erros cometidos ao comprar uma empresa franqueadora

Hoje os “startapeiros” (tenho uma filha que se denomina assim) sonham se tornar unicórnios como sendo um sonho muito tangível (!) e captam investimento com a naturalidade de investidores anciões da bolsa de valores.E você deve estar se perguntando o que o Franchising e seus franqueadores têm a ver com esta reflexão. A questão é que a garotada das start ups e das fintechs estão fazendo melhor, me parece, a lição de casa de como ter um negócio próprio e escalar este negócio do que seus pais,tios, primos mais velhos que estão comprando empresas franqueadoras e suas redes!

Read more

Como se tornar referência no mercado em que você atua

O que Paulo Junqueira e Inelia Garcia têm em comum e podem ser elementos que transformam simples mortais em referência em suas profissões?Além da formação e especializações que, para muitos, contam pontos para a começarem a prestar atenção no que estes dois fazem, o carisma de ambos é uma senhora chave que abre algumas portas. Mas, cada um tem um tipo diferente de carisma, assim como estrutura física. Paulo tem o porte de um leão, Inelia a elegância de uma gazela, ambos com postura de gigantes, de touro com cabeça erguida e a leveza no andar de uma pluma. Como assim??

Read more

Quer empreender com franquia e não sabe como?

Você já deve ter ouvido algum médico, ou advogado, dizer que quando vai a festas,sempre aparece alguém querendo um diagnóstico, uma solução ou dica para emagrecer, curar um “probleminha bobo” ou como negociar um contrato. O mesmo acontece comigo com relação à máxima: “ qual a melhor franquia, com menor investimento e que eu ganhe muito dinheiro, tipo assim, fique rico e...trabalhe pouco?”

Read more

inscreva-se na nossa lista VIP de e-mail e fique por dentro!

vamos enviar novidades esporádicas sobre o mundo dos negócios, mercados em ascensão, startups e franchising.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form