Este foi o tema de  minha palestra no workshop para instrutores de SUPERIOGA, método desenvolvido por Paulo Junqueira, que utiliza a respiração e posições de Yoga, de forma contemporânea, podendo melhorar as habilidades dos alunos, em várias esferas de suas vidas. Ou seja, não só físicas.

A diferença já começou com o espaço, super acolhedor, bonito e com energia ímpar. A sala do workshop não tinha cadeiras e, sim, tapetes de prática de SUPERIOGA, todos nós descalços e com roupas confortáveis. Os alunos eram professores e fui para ensinar, mas aprendi muito.

O que fez a diferença nas vidas desses participantes, para se tornarem instrutores foi, lógico, o reconhecimento do valor que Paulo Junqueira tem, no que faz, no seu propósito de vida, da força que transmite, mas acima de tudo, o seu primeiro abraço. Ninguém abraça como Paulo Junqueira, mestre em Hatha Yoga, Yoga clássico, Togaterapia e Vinyasa no Brasil, Índia e França.Pós-graduado em fisiologia do exercício e em administração e marketing esportivo. Talvez, as 13 idas à Índia tornaram sua prática mais genuína, mas aquele abraço transformador, que todos contaram em seus relatos de como o SUPERIOGA entrou em suas vidas, foi o grande divisor de águas. O método, que tem por fundamento a ioga, na primeira aula deles, foi o divisor de águas,quando entenderam que não se tratava de uma filosofia ou religião, nem adoração a Buda ou outros deuses, mas uma prática contemporânea, com os benefícios que precisamos, hoje, para enfrentar a vida atual.

Como tornar estes instrutores referência em seus mercados tendo a grande referência como mestre? Já vou falar.

Outro exemplo na área de fitness, wellness ou educação física,é Inelia Garcia, discípula, quase que direta de Joseph Pilates, teve  Romana Krazynowska como intermediária, e foi quem trouxe o método Pilates para o Brasil. Há quem diga que não, mas eu estava com ela desde sempre, como consultora do The Pilates Studio® Brasil. Inelia é,também grande referência neste mercado, com seu propósito, personalidade forte,não aceita nada aquém da excelência e promove a melhora da auto estima de todos que praticam o autêntico Pilates.

O que Paulo Junqueira e Inelia Garcia têm em comum e podem ser elementos que transformam simples mortais em referência em suas profissões?

Além da formação e especializações que, para muitos, contam pontos para a começarem a prestar atenção no que estes dois fazem, o carisma de ambos é uma senhora chave que abre algumas portas. Mas, cada um tem um tipo diferente de carisma, assim como estrutura física. Paulo tem o porte de um leão, Inelia a elegância de uma gazela, ambos com postura de gigantes, de touro com cabeça erguida e a leveza no andar de uma pluma. Como assim??

Quem não consegue se perceber com a possibilidade de se tornar uma referência como eles diz que “nasceram assim ou para serem assim”. Pode ser, é uma boa desculpa, mas vamos nos aprofundar nos outros elementos.

Formação + especializações + carisma + olho no olho + sorriso sincero + O ABRAÇO! Que envolve, acolhe, energiza e arrepia de tão bom! No fake hug at all - nada de abraço falso, que só encosta a mão nos ombros e o beijinho solto no ar, sabe?

Tem mais: PROPÓSITO! Prática, rotina, escolhas coerentes ao propósito. Treinar, treinar, treinar. Disciplina e aperfeiçoamento constantes para alcançar o propósito de poder compartilhar com o maior número de pessoas o benefício de suas práticas.

Baixo ego, se não zero, somado à felicidade de ensinar e transformar vidas, acolher todos e brigar pelo bem e melhoria dos corpos ementes de seus professores, alunos, franqueados no case de Inelia. Aprender e saber ouvir fazem parte do pacote. São especialistas nisso também.

Incansável determinação = quando necessário são donos da verdade, há momentos em que mestres precisam dominar, através de seus conhecimentos.

Meditação, respiração, treinos, práticas, desenvolver nova sequência, testar, gostar e por em prática com todos = compartilhar.

Aperfeiçoar e incorporar à rotina = disciplina.

Divulgar com embasamento = marketing

Formar professores, instrutores, coordenadores, diretores, seguidores, franqueados, equipes = escalar com responsabilidade.

Exigir performance, melhoria constante, educação continuada,proficiência nos detalhes = excelência.

E sempre que precisam, buscam suporte ou aprendizado nos que consideram referências no que eles no que não têm conhecimento, mestria ou que precisam de apoio para fazer mais e melhor.

Para ser referência, não é a sorte que abre portas e mostra caminhos.

Requer estudo, dedicação e disciplina, busca “eterna” pela excelência, resiliência, se apropriar do que sabe e quer transmitir, ter um propósito muito claro como mola mestra ao que sequer atingir e, por consequência um bom planejamento.

 

Se esta base está OK, vamos aos aspectos práticos e comuns a todos:

 

  1. Identifique seu público alvo.
  2. Analise a concorrência: como atua, seus diferenciais e suas fraquezas.
  3. Defina a ordem de assuntos que irá tratar, expor, ensinar.
  4. Organize o material que usará para captar clientes.
  5. Estruture seu marketing de forma harmoniosa e que transmita, corretamente, quem você é, o que sabe e o que quer atingir.
  6. Ao estar presente nas mídias sociais, interaja com seu público e não misture assuntos pessoais com os profissionais.
  7. Inove sempre que possível.
  8. Impacte, positivamente, mostrando no que acredita.
  9. Tenha claro, em mente, a linha tênue entre estar presente nas mídias e se expor exageradamente (ser over).
  10. Traga conteúdo que inspire, que as pessoas se identifiquem e queiram os benefícios do que você faz ou vende.

 

Busque suporte no que você não domina, já que é muito difícil ser expert em tudo! Não há como.

Admiramos pessoas verdadeiras, autênticas e do bem total. Alguns perfeccionistas, às vezes, são vistos como chatos ou radicais e, talvez, este seja o preço a pagar para serem referências no que fazem.

Que preço você quer pagar?

 

...

tags
No items found.