Quiosque Chopp da BRAHMA

Realizamos o projeto de concepção do negócio Quiosque Chopp da BRAHMA, Formatação das franquias, Implantamos as primeiras unidades no Rio de Janeiro, treinamos a equipe que assumiria a gestão da rede. Lançamos a franquia junto à AMBEV, em 10 dias aproximadamente 500 pessoas interessadas no negócio e hoje, somam mais de 200 unidades pelo Brasil!

Cliente

AmBev

Serviço

Expansão de Negócios e Franchising

Papel

Consultoria

Introdução

Este projeto aconteceu em 2003 e foi uma verdadeira guinada na percepção do mercado sobre o que vínhamos falando de a INDÚSTRIA ir para o VAREJO, sem tantos intermediários, buscando obter melhores margens sobre seus produtos, posicionando melhor as suas marcas e lidando diretamente com os consumidores.

A virada já aconteceu na concorrência aberta da qual participamos, de forma vencedora. Eram mais de 10 consultorias concorrendo e já no briefing percebi que o que a AMBEV pretendia como negócio, simplesmente não existia, o briefing estava errado e tive que afirmar que nenhum dos pontos apresentados era viável e argumentei sobre todas as impossibilidades.

Desafios

Este foi o 1º grande desafio: provar que, se as outras consultorias já haviam enviado as propostas, eu estava cortando etapas de propostas e sendo transparente, mostrando a inviabilidade do projeto naquela reunião. Que não fazia sentido enviar a proposta de Estudo de viabilidade, se o briefing já demonstrava claro desconhecimento de varejo de A&B em shopping center. Ganhei um jovem inimigo temporário, que virou um super cliente e atingiu todas as suas metas, ao nos contratar!

Outros desafios vieram, pois uma estrutura gigantesca de indústria, sem cultura de varejo e de gestão de franquias fez com que tivéssemos muito cuidado para integrar todas as áreas que cuidaram dessa futura rede, trabalhamos junto com arquiteto, desenvolvemos fornecedores de equipamentos, do mix de produtos pois, o quiosque precisaria de produtos a serem consumidos das 10h às 22h, junto com as bebidas. Os manuais operacionais, dos franqueados, foram elaborados pensando no pouco conhecimento da equipe que assumiria a gestão e o treinamento da rede, contemplando o fluxo de horários, a cada 15 minutos, o que cada funcionário faria no dia a dia do quiosque. Ou seja, são manuais que possibilitam que qualquer pessoa que leia aqueles conteúdos, poderia tocar a operação independente de treinamento. Essa é uma de nossas características: Business model generation - quando talvez nem não se denominasse assim, criar projetos conforme a cultura da empresa, com todos os meios possíveis para que haja sucesso da equipe e dos envolvidos.

Conclusão

Realizamos o projeto completo no prazo definido, treinamos a equipe que assumiria a gestão da rede, lançamos a franquia e em 10 dias tínhamos quase 500 pessoas interessadas no negócio. Implantamos as primeiras unidades no Rio de Janeiro e hoje, somam mais de 200 unidades pelo Brasil! As novas marca de varejo da BRAHMA vieram a partir deste projeto inovador à época e que desafiou os mais céticos de que a indústria poderia ter seu próprio varejo e com sucesso.

Desafios

Este foi o 1º grande desafio: provar que se as outras consultorias já haviam enviado as propostas, eu estava cortando etapas de propostas e projetos e sendo transparente, mostrando a inviabilidade desse projeto, só naquele cafezinho. Mostrar que a AMBEV não entendia de varejo de A&B, de gestão de loja e nem de Franchising e, por isso, eu estava lá, foi comprar uma briga e a possibilidade de nem participar mais da concorrência, a princípio. Não aceitei fazer a proposta em cima daquele briefing, ganhei um jovem inimigo temporário, que virou um super cliente e atingiu todas as suas metas, ao nos contratar!

Outros desafios vieram, pois uma estrutura gigantesca de indústria, sem cultura de varejo e de gestão de franquias fez com que tomássemos muito cuidado para integrar todas as áreas que cuidariam dessa futura rede, trabalhamos junto com arquiteto, desenvolvemos fornecedores de equipamentos, do mix de produtos pois, o quiosque precisaria de produtos a serem consumidos das 10h às 22h, junto com as bebidas. Os manuais operacionais, dos franqueados, foram elaborados pensando no pouco conhecimento da equipe que assumiria a gestão e o treinamento da rede, contemplando o fluxo de horários, a cada 15 minutos, o que cada funcionário faria no dia a dia do quiosque. Ou seja, eram manuais que possibilitavam que qualquer pessoa que lesse aqueles conteúdos, poderia tocar a operação independente de treinamento. Essa é uma de minhas características: desenvolver projetos conforme a cultura da empresa e criar todos os meios possíveis para que haja sucesso da equipe e todos os envolvidos, com modelo de gestão preventiva e possibilidade de mudança de cultura, sempre que necessário.

Conclusão

Realizamos o projeto completo no prazo definido, treinamos a equipe que assumiria a expansão e gestão da rede, lançamos a franquia e em 10 dias tínhamos mais de 500 pessoas interessadas no negócio. Implantamos as primeiras unidades no Rio de Janeiro e hoje, somam mais de 200 unidades pelo Brasil! As novas marca de varejo da BRAHMA vieram a partir deste projeto inovador à época e que desafiou os mais céticos de que a indústria poderia ter seu próprio varejo e com sucesso.

...

Outros Clientes